domingo, 17 de abril de 2016

Um pouco sobre a simbologia do crânio de cabra

Viril e astuta, a cabra tem povoado a imaginação humana há milênios. Forte conotação sexual cerca a cabra – com chifres e membros eretos - transformando-a em um símbolo da potência masculina, mas também da fecundidade feminina e carinho. Como um totem animal, afiados chifres de bode simbolizam a percepção. Ele representa praticidade e estabilidade, incentivando perspectiva e equilíbrio. Ambição paciência, honestidade e determinação também são símbolos da cabra.
No zodíaco chinês, o bode e o carneiro são intercambiáveis. Sob este signo, o bode / carneiro é o símbolo da perseverança e sensibilidade. Os nascidos sob este signo são  estoicos, mantendo seus sentimentos para si. Os capricornianos  são elegantes e artísticos, deixam de lado o pessimismo e tentam ser menos dependentes de conforto material.

A natureza exuberante do bode  tornou-o associado  ao Deus grego, Pan, e seus amigos, os sátiros, parte humana, parte animal,  visivelmente pronta para o sexo. Antigas estátuas de bronze representavam estas criaturas mitológicas em todo o seu esplendor masculino. Outras perspectivas gregas mostravam a cabra como uma mãe generosa – pois amamentou o bebê Zeus. A cabra foi chamado Amalthea, e seu chifre ficou conhecido como o "cornucópia". Capricórnio é a constelação do bode, o bem-amado pelo Zeus infantil.
O bode também  representa uma natureza destrutiva. Ele foi uma das três criaturas - leão, serpente, cabra - que, juntos, constituíram a entidade cuspidora de fogo, Quimera, na mitologia grega antiga.

A cabra é mais impressionante no inverno - época de acasalamento - e sua imagem aparece na arte yuletide escandinava e rituais folclóricos. Na mitologia hindu, a Mãe Natureza é descrita como uma cabra. Além disso, Kali, a deusa da destruição, às vezes é retratada como um bode preto. Hoje, o ritual de sacrifício do bode para Kali ainda é praticado em partes da Índia.

Nem todas as culturas apreciam a virilidade  do bode, os hebreus, por exemplo,  achavam que era uma criatura lasciva. O cristianismo também passou a ver as travessuras da cabra como negativas, transformando-a em um símbolo da luxúria e da impureza. Com o tempo, o animal foi associado a Satanás, talvez devido à sua tendência para devorar e, assim, destruir quase tudo, confirmando sua reputação como um dispositivo do Diabo. De fato, um pentagrama de cabeça para baixo foi pensado para ser a marca de Satanás ou o diabo porque a sua forma é tão parecida com uma cabeça de cabra, os cinco pontos que representam as orelhas, chifres e focinho. A mais de 5.000 anos atrás, as imagens da cabra da montanha apareceram na cerâmica no Irã. Diz-se que o chifre do bode foi a lua crescente. Era um animal relacionado à força e segurança, que representa o elemento benéfico da natureza. Ele era também um símbolo de chuva. No paganismo antigo, o crânio de cabra era utilizado no altar em encontros e festividades ritualísticas ligadas ao deus cornudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário