quinta-feira, 30 de julho de 2009

O Bastão: Instrumento de poder e de protecção


O bastão é um dos instrumentos mais importantes na vida de um pagão.

Tem sido utilizado há milhares de anos em ritos mágicos e religiosos e é por norma, um instrumento de invocação. A Deusa e o Deus podem ser chamados para assistirem ao ritual por meio de palavras e de um bastão erguido.

Também é utilizado para direccionar energias, para desenhar símbolos ou desenhar o círculo ritualistico, para indicar a direcção de perigo quando perfeitamente equilibrado na palma da mão ou no braço do seu dono, entre outras funções.

O bastão representa o elemento Ar para alguns Wiccanos e não só, e é sagrado para os Deuses. Para outros pagãos, representa o elemento fogo. Pessoalmente associo este instrumento ao elemento Ar, pois quando o elevo ao alto durante uma invocação, a ligação que se dá entre o plano espiritual e o nosso plano, é através do ar... da energia subtil que existe á nossa volta e que faz a ponte de ligação.

Há madeiras tradicionalmente utilizadas como matéria prima para a confecção do bastão, nomeadamente o salgueiro, o sabugueiro, o carvalho, a macieira, o pessegueiro, a avelã e a cerejeira, mas qualquer outro tronco relativamente recto, pode ser utilizado.

A madeira do meu bastão foi colhida na Serra de Sintra, Portugal, e a árvore que o cedeu, estava naquela altura carregada de energia vital e de alta frequência, não só devido ao local que já é mágico por natureza, mas também devido á força lunar que se manifestava naquela altura. Assim que vi o tronco, a ligação fez-se automáticamente.

Muitos já me perguntaram qual é a altura ideal do bastão e como é um instrumento pessoal, eu respondo sempre que o bastão ideal deve caber harmoniosamente na mão e ter a mesma altura do seu dono.

Sendo uma extensão nossa, aponta-se o bastão para o objectivo desejado, para que se cumpra a magia que estamos a realizar e deve ser usado como símbolo da magia e do uso do livre arbítrio.

O bastão também representa a capacidade que o seu dono tem, de controlar a força vital do Universo e as energias manifestadas.

Varias maneiras de se obter o bastão:

  1. Uma possibilidade é encontrar por acaso, ou seja, o bastão apareceapareça como que por milagre no nosso caminho. Quando assim é, sabemos imediatamente que ele é nosso por direito e mérito.

  2. Comprar um tronco em casas especializadas em artigos místicos.

  3. Herdar o bastão ou ser-se presenteado por outro pagão.

  4. Procurar na floresta ou mata e encontrar um troco exactamente como se deseja.

  5. Fazer o bastão, como deve ser feito, com respeito e cuidado, agindo em sintonia com a árvore e com a Natureza.

Como fazer um bastão:

Antes de cortar um tronco e virar as costas, será necessário estabelecer um vínculo com a árvore contando-lhe qual o objectivo.

O bastão feito em conjunto com a árvore

Escolham uma pequena árvore, observando sempre a presença de heras ou cipós na base.
Conversem e sintonizem-se com a árvore, informando-a do vosso desejo de obter permissão para criar um bastão. Assim que é dada a sua permissão para ser convertida num bastão, a árvore deve ser regada com uma chávena de adubo, ou outro tipo de alimento. Isto deve ser feito após o equinócio de Outono.

No ano seguinte, a 2 de Fevereiro, voltem a visitar a árvore e escolham o tronco que desejam, que deve ser um galho principal a pouca altura, com cerca de 1,5 cm de diâmetro. Caso não existam trepadeiras na base, podem transplantar algumas, tendo o cuidado de criar uma protecção ao redor da base, com pedrinhas, para que o mato não possa crescer perto da árvore e das trepadeiras.

Depois do equinócio de Primavera prendam as mudas de hera, fazendo com que sigam para o galho escolhido o mais directamente possível. Neste momento eliminem os galhos ou rebentos laterais do tronco que mais tarde será o vosso bastão, deixando assim, a ponta crescer. Quando a trepadeira chegar ao galho escolhido, será necessário observar e guiar o crescimento em espiral da trepadeira ao redor do galho escolhido, fazendo com que esta, esteja sempre bem apertada.

Com o passar do tempo, o que poderá tardar até 3 anos, as duas plantas estarão completamente envolvidas uma na outra, tendo atingido cerca de 3 centímetros de diâmetro na ponta do galho e a trepadeira com cerca de meio 1 cm.
div align="justify">

Peçam novamente permissão á árvore e avisem à trepadeira que a missão dela terminou. O corte deve ser feito entre o equinócio de Outono e o solstício de Inverno.

Cortem primeiro a ponta da trepadeira e depois a base. Arranquem-na desde a raiz e desprendam outros galhos que eventualmente tenham subido pela árvore. Cortem o galho pela base, separando-o do tronco da árvore.

Façam um "curativo" com cera de abelha ou piche, deixando a árvore em condições perfeitas de vida. Retirem os galhos secos e a parte da trepadeira que envolve o bastão, deixando tudo no chão para que alimente a árvore. As marcas deixadas no galho devem ter cerca de meio centímetro de profundidade.

Em forma de agradecimento, alguns povos costumam deixar grãos de trigo, mel ou leite para os elementais da floresta. Vocês podem oferecer outras coisas... o que interessa aqui, é a intenção e o agradecimento demonstrado.

Deixem o galho cortado secar até o equinócio da Primavera antes de ser consagrado.

Podem enfeitar e colar materiais no bastão, mas usem apenas produtos naturais para aderir as peças, já que as colas plásticas alteram a vibração do bastão. Podem retirar a casca e lixar o galho. Também podem conservar o cipó que envolveu o galho ou voltar a colocar ao redor do bastão prendendo-o com cola natural.

Pessoalmente optei por gravar na madeira, os simbolos rúnicos, com os quais me identifico e gravei também em relevo alguns desenhos celtas e druidicos. Em algumas partes, tirei a casca, noutras deixei. Podem ver o meu bastão na imagem que acompanha este artigo.

Se vocês optarem por comprar, ou se o mandarem fazer, saturem-no com as vossas próprias vibrações, antes de o usar. Isto faz-se manoseando-o com frequência e enviando deliberadamente pensamentos positivos para o objecto, bem como emanar o objectivo e o motivo para o qual o bastão foi criado.

Qual a altura do bastão? Mais uma vez vos digo que a altura ideal é a altura do seu dono.

Druidiza

Sem comentários:

Enviar um comentário