quarta-feira, 22 de julho de 2009

As Runas


A palavra “runa” vem do antigo termo nórdico "run", que significa segredo. As runas eram um antigo alfabeto germânico usado tanto para a comunicação no dia-a-dia, quanto para propósitos místicos e de adivinhação.


Os Vickings usavam as runas para proteger as suas casas e para dar poder às suas espadas e aos seus escudos.

Os xamãs da Escandinávia usavam-nas para curar, lançar encantamentos e proteger os seus morros funerários.

As runas consistem em 24 letras e uma runa vazia. As 24 runas são dedicadas às três divindades nórdicas e subdividem-se em três grupos de oito, conhecidos como Freyr’s Aett, Hagal’s Aett e Tyr’s Aett. A 25ª runa, ou a runa vazia, é chamada de wyrd, Odin ou "Runa vazia" e simboliza o desconhecido, o destino e o Karma. O significado tradicional da runa vazia é “No colo dos Deuses” ou “O que será, será”.

Quase todas as lojas de produtos esotéricos ou misticos vendem runas confeccionadas "industrialmente"... em série. São boas, porque além da perfeição material, vêm com um livro de instruções, ou com um pergaminho e com uma sacola para guarda-las.

As Runas ideais para trabalho, são as que são feitas pela própria pessoa que irá trabalhar com elas. Eu própria fiz as minhas, baseando-me em duas versões distintas: as 25 Runas, conhecidas de todos e as 8 Runas das Bruxas. Estas últimas ainda são muito pouco conhecidas, mas irei também falar delas e explicar aos interessados, como trabalhar com elas, pois aqui a ideia principal é partilhar.

Os leitores não terão dificuldades em faze-las á mão e infundi-las com a sua energia durante o processo. Podem utilizar pedras chatas e de superfície regular, galhos de arbusto ou árvore, sementes, argila, ou outro material do vosso agrado. Pintadas e inscritas com o símbolo rúnico apropriado, as vossas runas tornam-se tão mágicos como qualquer item comprado em loja. Pessoalmente, acredito que assim, as Runas, como qualquer outro instrumento, adquirem maior poder e eficácia, pois nelas fica registada a nossa energia e a nossa intenção.

Se fizerem o vosso conjunto de runas, devem também fazer um saquinho de pano para guarda-las. Escolham um tecido forte, porém macio, de uma cor que proteja e energize as runas, mesmo quando não estiverem a ser usadas.

Brevemente irei aqui deixar um artigo com o significado de cada Runa e com instruções de leitura, para que possam experimentar este instrumento antigo de adivinhação e de protecção, pois elas também conferem protecção, quando correctamente utilizadas.

Druidiza

Sem comentários:

Enviar um comentário