sábado, 1 de agosto de 2009

Sobre o Druidismo

As 4 vertentes do druidismo

Druidismo Matriarcal Tradicional - Tradição Lunar e Solar.

Tem a sua origem na Era Paleolítica (500.000 a.C.), tendo segmento com as culturas Celtas, na Bretanha, Irlanda, Escócia e França.É Matriarcado pela ênfase na mulher e é hereditário porque o factor de substituição é o consanguíneo e é tradicional porque segue a Tradição da Lua (mulheres) e a do Sol (homens).Indica-se desta época a construção de Stonehedge, na actual Inglaterra. As mais antigas obras de arte do período Paleolítico, eram estatuetas de uma Vénus na plenitude de formas da maternidade e maturidade na natureza feminina, feitas de osso, barro, marfim e pedra. Representavam o sagrado.

O corpo da mãe, era visto como única fonte de vida, sem conhecimento do papel do homem na concepção. Esse papel só foi entendido 3.000 antes da Era Cristã. Os ciclos menstruais da mulher, coincidiam com os ciclos lunares, e a vida se dava após um período de 9 luas. Aos homens, parecia que a mulher tinha o poder de produzir a vida, por conta própria ou por obra divina. O poder Divino era feminino.

A Grande Deusa Mãe e suas sacerdotisas eram exemplos vivos da integração de corpo, mente e espírito. Todos os antigos mitos da criação em todo o mundo descrevem a maneira do nascimento original da Terra, do céu, das plantas, dos animais e do primeiro casal humano, a partir da Deusa Mãe.

Na Índia, Kujum-Chantu; na Venezuela, Kuma; e na Grécia, Gaia; deusas primordiais criaram o mundo a partir de várias partes do seu corpo.

Tudo isto é referente às crenças antigas, mas hoje em dia, sabemos através da ciencia, que a criação não se deu tal como descrevem as antigas religiões. Eu pratico o paganismo, pela vertente druidica egipcio-céltico, que é a linhagem Alexandrina, mas as minhas crenças pessoais diferem em certos pontos, pois sou céptica em muita coisa, que só passo a aceitar como real, após por experiência pessoal ou comprovação lógica, ter constatado a veracidade dos factos.

Acredito no poder medicinal e espiritual das plantas, porque já o comprovei pessoalmente, com uma base de estudos médicos. Acredito na influencia lunar nessas mesmas propriedades e em todas as coisas, porque participei em estudos sobre o assunto, com base cientifica e com base em levantamentos estatisticos.

Gosto de estudar e pesquisar o que me chega e gosto de testar as coisas para obter resultados conclusivos e fiáveis.É bom testar e comprovar que as culturas antigas e os seus cultos, se baseavam em factos reais, comprovados pela ciencia actual. Perdemos a maior parte do conhecimento antigo, mas actualmente já vamos recuperando aos poucos esse mesmo conhecimento.

Linhagem Alexandrina - Matriarcado Egípcio-Céltico

Teve a sua origem, quando um grupo de Celtas emigrou da Bretanha (3.000 a 2.500 a.C.) para o Egipto. Ocorreu a fusão com a metafísica de Alexandria, criando uma escola iniciática, da qual participaram grandes filósofos como Platão, Aristóteles e Pitágoras.

Aqui entra o conhecimento da Magia, Astronomia, Filosofia, Esoterismo, Espiritualidade, Medicina e mais umas coisas.Esta é a minha vertente.

Caso optem por seguir alguma destas vertentes, o ideal é fazerem pesquisa séria, sobre cada uma delas e verem com qual se identificam mais... assim se deve escolher. Claro que as nossas crenças pessoais acabam por serem adicionadas á vertente escolhida. Acima de tudo somos todos "espiritos livres", representados pelo grande simbolo druidico "Awen".

Façam o que vos parecer ter sentido para a vossa lógica e acima de tudo, pratiquem o que vos fizer sentirem-se bem internamente, mas lembrem-se que a liberdade termina quando se começa a prejudicar alguém ou a nós próprios.

Tudo tem regras e leis, que devem ser respeitadas. É o caso da Lei do Retorno (causa e efeito).

Druidismo Patriarcal Francês - Patriarcado Bretão

No século XVII, com a decadência do Matriarcado, formou-se o Druidismo patriarcal, que trazia alguns preceitos cristãos. Teve origem no País de Gales e na França, e seus cultos veneravam deuses masculinos.

Druidismo Gardneriano - Wicca Moderno

Em 1945, um ex-discípulo da Golden Dawn, Gerald Gardner, ajustou a Velha Religião ao século XX. Instalou-se na Ilha de Mann e fundou a Tradição Wiccana, Wicca, cujo culto é misto.

Druidiza

Sem comentários:

Enviar um comentário