quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O Benjoim, Styrax benjoin

A árvore de benjoim é originária de Java, da Sumatra e da Tailândia, e cresce até 8 metros. Para extrair a resina, são feitos cortes profundos no tronco da árvore de onde provém uma seiva cinzenta. Quando a resina fica seca e estaladiça, é colhida do tronco. A coloração aparente é castanho dourado.

Das suas utilizações comuns, é de salientar: Anti-séptico, anti-depressivo, anti-inflamatório, carminativo, desodorizante, diurético, expectorante, sedativo e vulnerário.

O benjoim é utilizado em forma de óleo essencial, como fixante em perfumes e como incenso. O óleo essencial pode ser utilizado na bronquite, tosse, constipações, feridas, acne, eczema, pesoríase, reumatismo, artrite, cicatrizes, circulação, tensão nervosa, stress, dores musculares, frieiras, erupções cutâneas e aftas.

A intensidade do aroma é média, sendo uma resina bastante utilizada como incenso, para tornar um ambiente agradável e relaxante.

O benjoim pode ser misturado com Bergamota, Coentros, Incenso, zimbro, Alfazema, Limão, Mirra, Laranja, Petigrain, Rosa e sândalo.

Sendo também conhecido como a "goma de Benjamin", é um dos ingredientes clássicos do incenso. Em civilizações antigas, era utilizado na fumigação. O Benjoim é um ingrediente do "Bálsamo do Friar", ajudando em problemas respiratórios. Na pele, actua bem nos casos de frieiras.




Planos de actuação do Benjoim

Plano emocional e mental: Estimula a determinação na tomada de decisões e quando é necessário falar em público. Indicado também para casos de esgotamento nervoso, agitação interior e tristeza, transmitindo ânimo e estimulando o conforto e a harmonia interior.

Plano físico: Bons resultados no tratamento da artrite reumática, gripe, constipações, tosse, catarro, laringite, bronquite, gota e infecções urinárias.

Plano espiritual: Excelente para expulsar a energia estagnada e cristalizada, tanto no ambiente, como no corpo. Ajuda a abrir o Chakra Cardíaco, que é essencial para a comunicação com os reinos superiores, ao mesmo tempo que ajuda a criar uma vibração favorável à aproximação e presença do Anjo da Guarda e de outros seres protectores. Os medos e as emoções também podem ser trabalhados através deste centro energético. O Benjoim é excelente para transmitir uma sensação de segurança e de ancoramento durante a prática da meditação.

Sem comentários:

Enviar um comentário