quinta-feira, 17 de setembro de 2009

21 de Setembro: Mabon, a 2ª colheita


Mabon, também conhecido por Equinócio do Outono, Alban Elfed ou Sabbat de Outono, é a segunda festa das colheitas, na qual se derrama leite na terra, em sinal de agradecimento pela colheita obtida e pela terra fértil.

Também é a altura do ano em que se invocam os espíritos guardiões, para que estes nos ajudem a ultrapassar sábiamente a época negra do ano que se aproxima. Também se pede harmonia no amor e protecção para as pessoas que amamos, sejam elas familiares, amigos ou companheiros. É a altura de nos voltarmos para nós mesmos, meditar, ouvir o nosso "Eu interior" e fazer uma introspecção.

Um dos momentos mais marcantes e reveladores que acontecem durante o Ritual de Mabon, é a passagem do "Cálice da Gratidão", que depois de abençoado e consagrado pela Sacerdotisa, é passado de mão em mão até ser terminado. Ao beber do líquido abençoado, cada pessoa agradece pelos benefícios e objectivos alcançados.

Ervas: alecrim, calêndula, sálvia, noz, folhas e cascas, visco, açafrão, camomila, folhas de amêndoa, frankincenso, rosa, agridoce, girassol, trigo, folhas de carvalho, maçã seca ou sementes de maçã.

Pedras: âmbar, peridoto, diamante, ouro, citrino, topázio amarelo, olho-de-gato, aventurina.

Incensos: benjoim, mirra, sálvia, flor do maracujá e papoulas vermelhas.

Cores das velas: marrom, verde, laranja, amarela.

Comemorem o Mabon á vossa maneira, pois cada pagão tem o seu método pessoal e permitam-se a vocês mesmos, sentirem a força dos elementos a envolverem o vosso ambiente e a interagir com o que estão a fazer. Enfeitem o espaço do ritual ao vosso gosto e libertem a mente durante o mesmo. Só assim, quando as coisas são feitas de um modo verdadeiro e sentido, é que a "ligação" é feita e a vossa voz chega ao mais alto.

Druidiza

Sem comentários:

Enviar um comentário