sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O Sândalo


É muito importante para os que querem trabalhar com ervas, sementes e resinas, que tenham conhecimendo sobre o assunto, como trabalhar com elas e em que situações devem ser aplicadas. Assim sendo, vou deixando aqui artigos descritivos, que servem apenas para dar uma base sobre cada uma delas e uma pequena orientação, mas é preciso que à mesma procurarem formação sobre este tema, pois para o bem de todos, devem ter os conhecimentos exactos para estarem aptos a trabalhar com ferramentas que exigem responsabilidade aos seus utilizadores.

Para este artigo, escolhi o Sândalo e sendo asim, segue alguma informação geral sobre o mesmo:

O Sândalo é uma árvore de folha perene, que pode crescer até aos 20 m. Tem casca castanha escura, encarniçada, por vezes quase negra. As árvores novas apresentam a casca lisa mas nas velhas surgem rasgos mais ou menos profundos. As folhas são ovais, de um verde brilhante e sem pêlos. As flores são pequenas e vermelhas ou violetas e sem aroma. O fruto é uma pequena drupa com cerca de 1 cm de diâmentro, vermelha, quase negra quando completamente madura. No centro encontra-se um caroço ou semente.

O borne ( a zona do tronco que está sob a casca) é branco, leve e sem cheiro. O cerne é amarelo claro e fortemente aromático. A madeira tem grão fino, sem desenhos ou brilho.

Apesar do Sândalo pertencer a uma espécie de árvores com origem em Timor, hoje em dia já existe em estado selvagem ou plantada em muitos países asiáticos, tais como a China, Índia, Indonésia, Filipinas e Austrália.

A sua serradura é utilizada para fazer paus de incenso.

O óleo é extraido através da destilação, fervendo-se a madeira em caldeiras. Este óleo é depois usado em perfumaria e no fabrico de medicamentos.

Na Índia é usado desde a Antiguidade no fabrico de imagens religiosas, em paus aromáticos e na cremação dos indivíduos das castas mais altas. Os povos da Insulíndia costumavam untar o corpo com uma pasta à base de serradura de Sândalo.

O Sândalo na Magia


Na magia, o Sândalo é utilizado para ajudar o desenvolvimento e a expansão da intuição. O Sândalo branco é utilizado para trazer sucesso, protecção e para aumentar o poder da meditação.

Também é usado para conferir protecção, para exorcismo, espiritualidade, rituais sagrados, trabalhos de magia e para consagração de objectos.

Existe no mercado em forma de paus de incenso, em lascas ou em pó.

O Sândalo tem mais utilizações e muito ainda ficou aqui por descrever, mas já é o suficiente para terem uma ideia e uma orientação. Agora compete a cada um procurar saber mais para melhor trabalharem.

Druidiza

Sem comentários:

Enviar um comentário