terça-feira, 8 de setembro de 2009

A Boline ou "Foice pagã"


A Boline é um dos instrumentos pagãos que mais dúvidas trás a quem se inicia no mundo do paganismo. Além disso, pelo seu aspecto e por servir para cortar no plano físico, ao contrário do Athame, goza infelizmente de má reputação, originada pelos preconceitos e por falta de conhecimento. É mais fácil julgar, do que primeiro procurar a verdade.

O boline é uma ferramenta usada para cortar ervas para fins medicinais e mágicos, além disso, serve para gravar símbolos mágicos noutros instrumentos de ritual, como o bastão, a varinha, as velas, etc.

A boline tem uma lâmina afiada e curva, que faz lembrar a forma lunar do quarto crescente, sendo assim, idêntica a uma foice. O cabo é tradicionalmente branco, feito em osso, no qual alguns pagãos gravam símbolos com os quais se identificam.

Antes de se comprar este instrumento, que exige ao seu utilizador, responsabilidade e bom senso, há que ter em conta regras de utilização!

1- Conhecer as propriedades medicinais e mágicas das ervas, saber quais as que são venenosas ou que induzem a estados alterados de consciência e saber como trabalhar com todas elas.

2- Antes de se ir para a colheita, deve-se ter já feita uma pequena lista de ervas a colher. A colheita não deve ser feita á pressa, para não haver erros.

3- Saber qual é a altura do dia mais apropriada para colher as ervas.

4- Retirar da planta apenas o necessário, sem exageros e com respeito. As plantas são seres vivos.

5- Se a planta escolhida, estiver fraca, ou se for ainda muito pequena, não colher. Deve-se sempre observar o estado da planta e deixar sempre o suficiente para ela voltar a crescer. Nunca se colhe uma planta inteira.

Nos tempos idos, era costume após a colheita, ofertar algo á planta, como se fosse um acto de troca. Eu costumo falar com ela e explicar o motivo da colheita.

O elemento que rege este instrumento é o elemento Terra.


Druidiza

Sem comentários:

Enviar um comentário