domingo, 25 de outubro de 2009

31 de Outubro: Samhain

Aproxima-se uma das datas mais importantes do paganismo, o 31 de Outubro (Hemisfério Norte), que nos trás o Samhain. No Hemisfério Sul, é comemorado no dia 1 de Maio.

No Samhain comemorava-se "nos tempos idos", o Ano Novo Celta ou Ano Novo Druida e dos 8 Sabbats, era considerado o mais importante de todos. Hoje em dia, esta data é conhecida nos varios meios, como: Halloween, Hallowmas, Véspera de Todos os Sagrados, Véspera de Todos os Santos, Festival dos Mortos e Terceiro Festival da Colheita.

De todos estes nomes, o mais conhecido é o Halloween, que actualmente é alvo de más linguas devido a más interpretações e preconceitos.

Na Wicca, Samhain celebra o final do Verão, governado pela Deusa e é a data em que "o Deus desce aos mundos subterrâneos, mas o seu espirito vive na Deusa, aguardando assim, o seu próprio renascimento no Yule".

Uma das muitas descrições disponiveis na internet, diz o seguinte:

"O Samhaim era a época em que acreditava-se que as almas dos mortos retornavam a casa para visitar os familiares, e para buscar alimento e se aquecerem no fogo da lareira. Alguns autores acham que não existe nenhuma evidência que relacione o Samahin com o culto dos mortos e que esta crença se popularizou no século XIX. Segundo o relato das antigas sagas, o Samhain era a época em que as tribos pagavam tributo se tivessem sido conquistadas por outro povo. Era também a época em que o Sídhe deixava antever o outro mundo. O "Fé-fiada", o nevoeiro mágico que deixava as pessoas invisiveis, dispersava no Samhain e os elfos podiam ser vistos pelos humanos. A fronteira entre o Outro Mundo e o mundo real desaparecia".

Através desta data, podemos também observar uma das muitas tentativas do Igreja, de distorcer algo sagrado e antigo:

"A versão cristã do Samhain é o Dia de Todos os Santos (1o de Novembro), que foi introduzido pelo Papa Bonifácio IV, no século VII, para substituir o festival pagão. O Dia dos Mortos (que cai a 2 de Novembro) é outra adaptação cristã ao antigo Festival dos Mortos. É observado pela Igreja Católica Romana, como sendo um dia sagrado de preces pelas almas do Purgatório" (in Circulo Sagrado).

Pessoalmente e por experiência própria, vejo esta fase do ano, como sendo uma época em que a linha que separa a manifestação física da manifestação espiritual, se torna tão ténue, ao ponto destes dois planos se unirem e se manifestarem um no outro. É uma fase de transição, de despertar, de renascimento, de transmutação e de consciencialização. O invisivel torna-se visivel. Chegou a altura de deitar fora o velho, para iniciar o novo e por isso, é também uma época de Libertação.

Samhain também rege a adivinhação e por isso, consagramos nesta data os nossos instrumentos adivinhatórios, para que estes sejam energizados e potencializados, reforçando a sua ligação com o mundo espiritual. Cartas de Tarot, de cartomancia, Runas, Bolas de Cristal, etc, podem ser trabalhadas durante este evento.

Este ano (2009), o Samhain é especialmente mais intenso, porque além da sua própria energia e magia, está sob a influência da Lua Cheia de Novembro, conhecida por "Lua do Portal".

Vejam mais sobre a influência da Lua Chei e os seus tipos, em http://druidiza.blogspot.com/2009/08/lua-cheia-de-cada-mes.html



No Altar pagão

Incensos: maçã, heliotropo, menta, noz-moscada e sálvia.
Cores das velas: preta, laranja.
Pedras: azeviche, obsidiana, ónix, cornalina, turmalina negra, âmbar, granada, hematita.
Ervas: bolotas, giesta, maçã, beladona, dictamo, feto, linho, fumária, urze, verbasco, folhas do carvalho, abóboras, sálvia, palha, nós-moscada, menta, mirra, patchuli, artemísia, alecrim, musgo, calêndula, louro, mandrágora.

Aproveitem esta data especial, de união e de Libertação e que o Universo, as forças da Natureza e a energia criadora da vida, vos ajudem e vos guiem.



Druidiza

1 comentário:

  1. Adorei esta descrição sobre o Samhain.

    Parabéns, porque o teu blogue está muito bom e acessível para todos, a nível de linguagem utilizada e a nível de informação disponibilizada.

    Aqui, até os iniciantes ao paganismo entendem o que pretendes partilhar e explicar.

    ResponderEliminar