terça-feira, 20 de outubro de 2009

Os dragões na cultura contemporânea

Actualmente, os dragões podem ser vistos através de varios meios, incluindo filmes, música, literatura e na televisão. A maioria dos dragões de hoje é vista como sendo criaturas mágicas, inteligentes e muitas vezes engraçadas, captando a imaginação de todas as audiências, especialmente das crianças.

Alguns exemplos de como os dragões foram representados ao longo dos tempos:

• “Ladon” foi um Dragão da Grécia antiga que guardava a árvore de maçãs de ouro da deusa Hera. Hércules matou Ladon para poder roubar as maçãs. Foram feitos filmes e séries sobre as aventuras de Hércules.

• “O Dragão Chinês Celestial” é considerado o símbolo da própria raça chinesa. Chineses em todo o mundo proclamam com orgulho serem “Lung Tik Chuan Ren” (descendentes do dragão). Os dragões ainda são considerados criaturas místicas e divinas, que trazem abundância, prosperidade e boa sorte.

• “Yogune-Nushi” era um diabólico dragão japonês, obcecado por carne humana e que 1 vez por ano, exigia o sacrifício de uma donzela.

• “Rahu” e “Ketu” originaram-se na mitologia hindu e são importantes na astrologia Védica. Rahu é a “Cabeça do Dragão” e está associado com o nodo norte da lua. Ketu é o “Rabo do Dragão” e está associado com o nodo sul da lua. Ainda hoje são referidos em histórias.

• “Fafnir” é um dragão da mitologia nórdica que iniciou a vida como um gigante. Quando jovem, matou o pai para lhe roubar os tesouros. Utilizando-se de poderes mágicos, Fafnir transformou-se num Dragão para proteger melhor os tesouros roubados.

• A Flauta Mágica (H. R. Pufnstuf), uma série infantil da década de 70, apresentava o Dragão falante Pufnstuf e prefeito da “Ilha Viva”, onde o adolescente Jimmy e a sua flauta falante Freddie, foram parar após serem perseguidos pela bruxa malvada Witchiepoo.

• Meu Amigo, o Dragão (Pete’s Dragon, 1977), que combina personagens reais com uma figura animada, continua nos dias de hoje, a cativar as crianças.

• “Puff the Magic Dragon” é uma canção da década de 60, da autoria do trio Peter, Paul & Mary, baseada numa poesia sobre a perda da inocência da infância.

• O aclamado filme Coração de Dragão (Dragonheart ), um dos meus filmes favoritos sobre dragões, lançado em 1996 pela Universal Pictures, conta a história medieval do último Dragão na terra e descreve a sua ligação de amizade com um humano.

• “Mushu” é o Dragão do filme de animação da Disney, Mulan. Ele é o poderoso guardião que ajuda Mulan a combater os hunos e a devolver a honra á sua família.

• “Norbert” é o Dragão bebê de Hagrid nos contos de Harry Potter. Harry precisa vencer mentalmente o Dragão durante o desafio inicial do Torneio Tribruxo no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Goblet of Fire)

• “Charizard” é um Dragão voador que solta fogo no videojogo e no jogo de cartas da série Pokemon. O nome japonês para Charizard é “Rizaadon” (“Lizardon”).

• “Blue-Eyes White Dragon” é uma das primeiras cartas do jogo YuGIOh (Yu-Gi-Oh), que aparece também no primeiro episódio da série para televisão, O Coração das Cartas (The Heart of the Cards).



Mais recentemente, surgiram nos cinemas os filmes "O caçador de dragões" e "Eragon", que servem para dar continuidade ao mito do Dragão, mas ao estilo hollywood, acabando assim, por se perder a verdadeira essência que existe na base de toda a mitologia mundial, ligada aos dragões. Foram feitos alguns documentários sobre o tema, mas apenas refiro um deles, criado pelo Discovery Channel, "Dragões: uma fantasia que se torna realidade", que combina a lenda com factos cientificos.

Sem comentários:

Enviar um comentário