terça-feira, 17 de novembro de 2009

O Athame, ou punhal mágico

O Athame é um punhal ritualístico, de dois gumes "cegos" (lâmina dupla), utilizado para absorver, potencializar e direcionar as energias durante so rituais, sendo o seu uso mais comum a formação do círculo mágico / sagrado, para desse modo afastar qualquer tipo de energia ou ser espiritual que possa atrapalhar o ritual.

Na maioria das tradições pagans, representa o elemento Ar, mas pode também representar o elemento Fogo. Além disso, é utilizado na celebração simbólica do Grande Rito, ao ser mergulhado no cálice sagrado.

Normalmente possui um cabo preto, porém pode ter outras cores. A escolha tradicional do preto, é porque esta cor absorve o poder mágico, permitindo assim, que este instrumento fique com energia armazenada dentro dele. É comum ter na lâmina ou no cabo, símbolos e selos mágicos, normalmente baseados na "Chave de Salomão". O meu Athame é simpres, sem símbolos, estando apenas energizado com a programação que lhe fiz e com a consagração que se faz aos instrumentos ritualisticos, pois acredito que os simbolos devem ser aqui ser aplicados, apenas quando nós sentimos essa necessidade. Tradicionalmente, o tamanho da lâmina deve ter o mesmo comprimento que vai desde o pulso, até ao dedo médio.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o Athame não é usado para cortar o físico, quando não está a ser usado para direcionar as energias durante os rituais. Quando não está a ser usado, fica guardado em local próprio ou é utilizado como um instrumento decorativo, que serve como símbolo do poder masculino no altar, já que representa um falo, enquanto que o cálice representa um útero e o poder feminino.



A localização do Athame, tanto no altar, como no circulo sagrado, é no ponto cardeal Este, se na tradição seguida, este instrumento pertencer ao elemanto Ar, ou no ponto cardeal Sul, se representar o elemento Fogo.

Raramente é utilizado para invocar ou chamar entidades, pois é um instrumento de comando e manipulação de poder e de energias, servindo principalmente para direccionar as energias com que se trabalha.

Este instrumento ritualistico, tal como todos os outros, deve ser utilizado com cuidado e com responsabilidade. Deve também ser mantido em boas condições, tanto físicas como energéticas.

Nota:

Apesar de utilizarem instrumentos e simbolos para controlar e direccionar energias, lembrem-se que o verdadeiro poder e força está dentro de cada um e não propriamente nos objectos. É o poder de cada um que direcciona a força do Universo para activar os instrumentos. É o poder de cada um que cura.

Os instrumentos são um complemento... uma extensão de vocês mesmo. Lembrem-se da célebre frase: "Eu tenho o poder!", quando elevarem os vossos instrumentos ao alto.


Druidiza

2 comentários:

  1. Estou agora a iniciar o meu estudo em Wicca e achei este post bastante interessante. Principalmente os últimos parágrafos, que vieram confirmar a minha auto-interpretação dos instrumentos. Um amplificador da força, um movimento ou objecto que simboliza o propósito para que é utilizado, ajudando assim na concentração e no foco da energia.
    Espero que não seja tarde demais para comentar, já que foi escrito em 2009.

    ResponderEliminar
  2. Nunca é tarde para comentar ou expressar o que sentimos.

    Espero que consiga chegar ao seu objetivo e que a caminhada que escolheu, ajude a desenvolver um melhor e maior entendimento do Universo.

    ResponderEliminar