sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Yule ou Solstício de Inverno


No paganismo, Yule representa o nascimento do Deus e é considerada a noite mais escura do ano, que marca o apogeu da escuridão na Terra. A partir desta data, os dias começam novamente a clarear e a influência da energia do Sol a aumentar. É o inicio de uma fase com Luz.

É tempo de celebrar o início de todas as coisas e de iniciar novos projectos, novos relacionamentos, nova vida. Yule trás a energia da novidade, da iniciação e do começo. Pessoalmente vejo na energia do Yule, a energia do arcano de Tarot "O Mago", pois é uma data que marca o começo.

É celebrado a 21 de Dezembro no Hemisfério Norte, data antiga da qual originou o Natal Cristão. celebrado a 25 de Dezembro e que marca o nascimento de Jesus. O hábito de se fazer a Árvore de Natal, que actualmente vemos em praticamente todos os lares do mundo, nasceu de um costume pagão, no qual se enfeitavam as árvores, representando os que já partiram, as estrelas e a luz do sol.

Basicamente, todos os costumes da religião católica, nasceram de rituais pagãos, numa tentativa de assimilarem e eprimirem os credos e práticas antigas.

Incensos: louro, cedro, pinho e alecrim.
Cores das velas: dourada, verde, vermelha, branca.
Pedras: olho-de-gato e rubi.
Ervas tradicionais: louro, fruto do loureiro, cardo santo, cedro, camomila, sempre-viva, olíbano, azevinho, junípero, visco, musgo, carvalho, pinhas, alecrim e sálvia.



Aproveitem esta data para pedirem orientação e ajuda aos deuses e ao Universo. Se têm projectos novos, esta é a altura ideal para os iniciar e os por em prática.


Druidiza

Sem comentários:

Enviar um comentário