terça-feira, 8 de dezembro de 2009

EVP´s

Para quem gosta de testar e registar as suas esperiências realizadas com o mundo espiritual, deixo este artigo explicativo sobre o fenómeno de EVP e que explica, além do que é, como captar e que programas utilizar para o efeito:


EVP são as iniciais de Electronic Voice Phenomena (fenómeno electrónico de voz). Este fenómeno resulta na faculdade de captar vozes de entidades comunicativas. Por outras palavras é uma técnica utilizada para conseguirmos ouvir a voz de um fantasma.

Embora seja mais comum a gravação de EVP's usando um gravador portátil, também é possível faze-lo usando o computador. Irá portanto necessitar de um computador, de um microfone com ligação ao computador e de um programa de edição áudio, como por exemplo o Audacity que é gratuito ou pode optar pelo Adobe Audition, só que este último é pago.

Irá também necessitar de uma fonte de ruído. Está provado que as entidades comunicativas utilizam a energia do som para projectarem a sua voz. Uma fonte de ruído irá originar o que é vulgarmente conhecido como "Ruído Branco". É comum utilizar-se um rádio não sintonizado como fonte de ruído.

Se não quiser utilizar um rádio, pode utilizar uma simples ventoinha para gerar o "Ruído Branco".

Uma ideia será utilizar o barulho das próprias ventoinhas do PC, colocando o microfone junto à parte traseira do computador de secretária, no entanto existem computadores bastante silenciosos pelo que poderá ser necessária uma outra fonte de ruído.

Não use múltiplas fontes de ruído, apenas uma deve ser utilizada pois mais tarde poderá ser necessário filtrar a gravação de modo a remover o "Ruído Branco" e se usar muitas fontes esse processo poderá degradar totalmente o EVP visto que diversas fontes usam frequências diferentes. Como alternativa, poderá utilizar um som de fundo com um pequeno grupo de pessoas a falar.

Nesta altura já deverá ter o programa de edição de áudio instalado (Audition, Audacity ou outro similar) e o microfone ligado ao computador. No programa, prepare-se para gravar um novo ficheiro com uma frequência de amostragem (sample rate) de 11025 ou superior e 16 BIT.

O facto de gravar em mono ou estéreo é opcional. O importante é escolher sempre uma frequência de amostragem nunca abaixo dos 11025. No Audition isto é conseguido clicando no menu em "Ficheiro", seleccionado "Novo" e depois escolhendo as opções acima descritas.

Grave o tempo que achar necessário evitando produzir ruídos. Se falar, fale em voz alta para que mais tarde quando reproduzir o ficheiro em busca de EVP's não confunda a sua voz com a voz de uma entidade comunicativa.

Quando terminar a gravação, procure por picos de áudio e analise-os. Saiba também que a voz da entidade poderá ser mais perceptível (classe A) ou menos perceptível (classe B), por isso não discarde imediatamente um gravação só porque não conseguiu distinguir uma voz.

Torna-se por vezes necessário filtrar o "Ruído Branco" e amplificar o sinal, especialmente em EVP’s da classe B.


Fonte do artigo: http://tenhamedo.net/

Sem comentários:

Enviar um comentário