terça-feira, 4 de maio de 2010

Os druidas e o culto á Natureza


Nos tempos em que o ser humano vivia nas cavernas e dependia do "humor" da Mãe Natureza, havia respeito e sintonia com a mesma e isso fez com que se iniciasse através de observação e do que se chama "tentativa e erro", o trabalho do Homem com tudo o que ele encontrava no seu meio, para melhorar a sua qualidade de vida e aproximar a manifestação do divino da sua comunidade. Uns tinham maior "ligação" do que outros e foram esses que iniciaram o caminho pelo mundo da Magia Natural e da Medicina Popular.

Eram os curadores e os protectores da comunidade. Eram os que orientavam e aconselhavam nas caçadas e nas uniões dos clãs. Com o passar de gerações, o conhecimento aumentou e os resultados positivos eram quase sempre alcançados. Assim nasceu o xamanismo, o druidismo, etc. Existem vários nomes que definem o mesmo: a união e o trabalho em conjunto, entre o Homem e a Natureza.

Segundo historiadores, a terra de origem dos Celtas era numa região da Áustria, perto do sul da Alemanha. Dali, os Celtas expandiram-se pela maior parte da Europa Continental e Britania. Na sua expansão, os Celtas abrangeram áreas que vão desde a a Península Ibérica, à Turquia. Em Portugal, por exemplo, ainda se podem visitar locais de culto druidico, sendo os mais famosos os agrupamentos de antas e menires, estrategicamente colocados em locais de grande concentração telúrica. Hoje a ciência que estuda esses campos e as suas manifestações, é a Radiestesia, que nos trás evidências conclusivas sobre o grande conhecimento que os povos antigos possuiam sobre o planta e os diversos campos electromagnéticos.

Os druidas ensinavam o respeito pela natureza e pela comunidade. Se a Natureza não for respeitada e cuidada pelo Homem, o Homem não será respeitado e cuidado. Tem que haver um troca equilibrada.

Também eram severos com os criminosos e a morte era muitas vezes o castigo para os mais violentos. A lei celta era rigorosa. Possivelmente foi isso que iniciou a sua perseguição pela igreja, que apesar de ser contra as praticas e as crenças do druidismo, adoptou grande parte, alterando os acontecimentos e a sua história.

Mesmo após as perseguições a que foram sujeitos, a crença e os hábitos praticados pelos druidas, ainda persiste nos dias de hoje e o culto á Natureza é praticado em todo o mundo.

É o livre-arbítrio a funcionar, mesmo contra a opressão e o tabú imposto pela sociedade moderna, que começa a despertar.

"Façam o que quiserem, desde que não prejudiquem nada, nem ninguém". Essa é a lei principal que rege o mundo da Magia Natural.

Druidiza

Sem comentários:

Enviar um comentário