quinta-feira, 23 de julho de 2009

O chifre que toca (Singing horn)

Todos os instrumentos que utilizamos são importantes, pois estão investidos de poder e de energia. É através deles que direccionamos a intensão e a energia com a qual queremos trabalhar.

Cada instrumento tem a sua função dentro de um ritual ou meditação. Cada instrumento tem uma "personalidade" própria, tal como os seus donos. Cada um de nós tem uma personalidade própria e é isso que nos destingue uns dos outros... não é só a aparencia física.

Para vos falar do chifre e no papel que ele tem num ritual, tenho que obrigatóriamente falar sobre o sino e a sua função. Assim sendo, vou primeiro falar sobre o sino:

O sino é usado no paganismo para marcar o início e o encerramento de um ritual, para invocar seres específicos para um ritual, para fazer despertar da meditação os membros do "coven", para nos fazer anunciar ao coven ou ao lugar (caso estejamos sozinhos) e até mesmo para saudar um evento natural ou uma data que seja especial.

Também é tocado para afastar negatividades, para fazer as energias estagnadas recuperarem o movimento, para invocar e fazer circular energias positivas. Nos rituais funerários da Wicca, por exemplo, os sinos também são tocados em honra daquele que partiu.

O sino é um instrumento ritual utilizado desde a antiguidade, cujo o som som liberta vibrações com efeitos poderosos de acordo com o tamanho, tom e material utilizado. Além disso, é considerado um símbolo feminino, normalmente utilizado para invocar a Deusa.

Há quem diga que os sinos são instrumentos de protecção e que se deve ter em casa, numa prateleira ou em frente á porta da rua, para conferir protecção a essa casa. Pessoalmente, tenho um sino pendurado á entrada do corredor, perto da porta de entrada e quando sinto as energias a querem estagnar, passo por ele e toco-o, fazendo assim o seu som percorrer toda a casa. Se protege a casa, não sei. Mas ajuda a por as energias em movimento.

O chifre

Se o sino é considerado um simbolo feminino, o chifre já é considerado um simbolo masculino, talvez devido á sua forma fálica e por isso é também usado para invocar o Deus. É um dos simbolos mais utilizados pelas diversas culturas pagãs e neopagãs, para representar o Deus durante os rituais e reuniões do coven.

Pessoalmente, considero o chifre como também sendo um simbolo feminino, pois o interior dele pode ser associado ao útero da Mãe (Deusa). Além disso, quando enchemos o seu interior com alimentos, ervas ou bebida, passa a simbolizar a generosidade da terra fértil, representando a Natureza e a Vida.

Na foto em baixo, podem ver o meu chifre, o qual utilizo para iniciar os rituais, fazer as invocações e saudar datas e eventos especiais. Quando estou na Natureza, utilizo-o também para saudar a Natureza e toda a vida que nela reside e se manifesta. Os simbolos rúnicos foram desenhados por mim, e representam a linhagem pagâ que sigo. A corda entrançada também foi feita por mim e é feita de uma material natural. Quando compramos os objectos, devemos sempre aplicar neles a nossa energia e personalidade, o que obriga a fazer alterações físicas nesses objectos.



Para trabalho, prefiro o chifre, pois é com ele que me sinto mais sintonizada e é com ele que me identifico mais, devido á minha linhagem pagâ: o druidismo.

Resumindo, o chifre faz tudo o que o sino faz e acaba por ser mais dinâmico, pois pode simbolizar os dois principios da vida, o masculino e o feminino, enquanto que o sino apenas simboliza o principio feminino.

Tal como qualquer instrumento mágico e consagrado, não deve ser tocado por outras pessoas, a não ser pelo seu dono.

Para o fazerem tocar com todo o seu potencial, devem estar bem sintonizados com ele e aviso que não é fácil fazer o chifre "cantar" e saudar.

Druidiza

Sem comentários:

Enviar um comentário