quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Arruda, a planta contra negatividades

A Arruda é uma das plantas mais utilizadas em magia, principalmente nos rituais ligados ao amor e a limpezas espirituais de pessoas e ambientes.

Diz o povo que "é a planta contra os bruxedos".

Antes de passar para a parte da magia da Arruda, vou iniciar com uma pequena descrição mais cientifica desta planta, pois convém também ter uma base cientifica sobre os nossos instrumentos. Uma boa base de conhecimento engloba o conhecimento mistico / espiritual e o conhecimento cientifico, pois ambos são complemento um do outro.

Sobre a Arruda, Ruta graveolens, L. (planta medicinal)


A Arruda é uma planta da família das Rutáceas. Existem varios tipos de arruda, mas todas são odoríferas e medicinais, particularmente a Ruta graveolens, L. Popularmente é conhecida por arruda-fedorenta, arruda-doméstica, arruda–dos-jardins, ruta-de-cheiro-forte e arruda macho.

É um pequeno arbusto, cultivado um pouco por todo o mundo, por causa de suas folhas que possuem um aroma muito forte. Chega a atingir um metro de altura, sendo a sua haste lenhosa, ramificada desde a base. As folhas são alternas, pecioladas, carnudas, glaucas e compostas e os folíolos sésseis também se dividem em dois ou três. As flores são pequenas e nascem em umbela e são de cor verde-amarelada. Possui cálice de 4 ou 5 sépalas lanceoladas, agudas e corola de 4 ou 5 lobos salientes e rugosos, abrindo-se superior e inferiormente em 4 ou 5 valvas. No interior de cada lóculo há uma semente reniforme, rugosa, pardacenta e escura.


Apesar de hoje em dia existir em quase todo o mundo, como foi descrito anteriormente, esta planta é originária da Europa, mais especificamente do Mediterrâneo. A Arruda dá-se muito bem em solos levemente alcalinos, bem drenados e ricos em matéria orgânica, necessita de sol pleno pelo menos algumas horas por dia e a sua propagação dá-se por meio de estacas ou sementes.

A Rutina é a responsável pelas principais propriedades da arruda, sendo usada para aumentar a resistência dos vasos sanguíneos, evitando rupturas e por isso, é indicada no tratamento contra as varizes. Popularmente, o seu uso é indicado para restabelecer ou aumentar o fluxo menstrual e para combater vermes, devido a ser também, vermicida.

Um aviso a quem queira trabalhar com esta planta para fins medicinais:

Apesar das propriedades medicinais conhecidas há séculos, o uso interno desta planta é desaconselhado pois, em grande quantidade, a arruda pode causar hiperemia (abundância de sangue) dos órgãos respiratórios, vómitos, sonolência e convulsões. O efeito considerado "anticoncepcional" na verdade é abortivo, pois provém da inibição da implantação do óvulo no útero, sendo que a ingestão da infusão preparada com a arruda para esta finalidade é muito perigosa e pode provocar fortes hemorragias.

O uso da Arruda na magia

A utilização desta planta na magia já é muito antiga. Os romanos a utilizavam como amuleto para trazer sorte e protecção. Na idade média era utilizada para defesa contra bruxas e malefícios. Os padres e os frades a utilizavam para manterem a castidade e a pureza. Era uma das plantas que mais predominava nos mosteiros e era também utilizada para tratar pessoas vitimas de demónios, em rituais de exorcismo.

As caracteristicas mágicas da Arruda ainda são tidas em conta nos dias de hoje e é utilizada na maior parte das vezes, para protecção contra "mau-olhado", invejas e intrigas, negatividades emanadas por outras pessoas com intuito de prejudicar, para exorcismos, para limpezas e purificação de pessoas e lugares, para rituais de descarrego e até para atrair amor.

Actualmente o modo de utilização é na maioria das vezes, através de banhos e defumação, mas também pode ser utilizada em forma de óleo e incenso. Os ramos ainda frescos são utilizados para purificar pessoas e casa, com a ajuda da água.

Quando faço um tratamento de limpeza a uma casa, gosto sempre de utilizar ramos frescos de Arruda, juntamente com outras ervas especiais e com água consagrada para o efeito. Devemos espargir as paredes e os habitantes da casa.

Pontos de actuação da Arruda, na magia (resumo):

Descarrego; Purificação; Mau-olhado; Inveja; Intrigas e falatórios; Exorcismo; Corte de magia; Quebranto; Protecção; Sorte

Espero que tenham gostado deste artigo, pois tentei descrever de uma forma simples e acessivel a todos os interessados por este assunto. A Arruda tem muito mais para ser descrito, mas por agora, o melhor é ficar por aqui, pois este blogue é apenas um ponto de partida para as vossas pesquisas. Em caso de dúvidas, sugestões e partilha de informação, contactem-me.

Druidiza






Sem comentários:

Enviar um comentário